segunda-feira

Tango

Surgimento do Tango

O tango, em todas as suas formas, seja para salão, show, "contemporâneo" ou quaisquer híbridos, sempre conquistou não só aos turistas, mas aos amantes da música e da dança.
Surgiram desde o início mitos distorcidos, variantes e interpretações que desviaram esta dança de seu caminho original.
O tango de salão (salões de baile) não tem saltos, nem movimentos espalhafatosos.
Distancia-se, portanto, do tango-show, mais conhecido e apreciado pelos leigos.
O tango de salão não é combinado. Cabe ao parceiro conduzir sua dama, obtendo da mesma acompanhamento harmonioso.
Em outras palavras, não há necessidade de se combinar previamente seqüências e "sinais" para figurações.
O tango de salão está ligado ao lazer, ao sentimento de se ouvir e interpretar a música e, enfim, à arte de exprimi-los.Em contrapartida, o tango-show (e de competição) agrega a necessidade de raciocínio rápido, ação e reação, uma natureza racional, exigente e perfeccionista.
Pode conter "pas-de-deux" ou acrobacias; é coreografado e exaustivamente ensaiado.
A maioria dos bons dançarinos têm conhecimento de ballet clássico para aperfeiçoar a técnica. Isso porque o entendimento entre os parceiros deve ser perfeito, pois, devido à velocidade e precisão de movimentos, a possibilidade de quedas e contusões é acentuada.
Há quem chame os números modernizados de "dança contemporânea", por se afastarem demasiadamente do tango-danza tradicional.


Tango:

"O tango é um pensamento triste que se pode dançar.
" Enrique Santos Discépolo"


O tango é um estilo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. A origem do tango encontra-se na área do Rio da Prata, na América do Sul, nas cidade de Buenos Aires e Montevidéu.

Origem da música: A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). O escritor e polemista argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires.
O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.

Estilos: Há diferentes tendências em seu estilo. O tango-canção, difundido primeiramente por Carlos Gardel(1890-1935) foi um produto direto do arrabalde portenho,caracterizando-se pela melancolia e tristeza nos versos encontrados em tangos como "Mi Buenos Aires querido", "Adiós, Muchachos", "La Cumparsita" ou "Mi noche triste"(Lita), considerado o primeiro tango-canção.
Além do tango-canção podemos destacar o tango "canyengue" (como "El porteñito" e "Don Juan") e o tango "milonga" (como "A media luz" e "Nueve de julio").
Posteriormente, com inegáveis influências de outros gêneros musicais podemos destacar o tango romanza(porém muito menos representativo que os outros gêneros)e o tango-jazz, ou novo tango, que tem como expoente máximo Astor Piazzolla.
Hoje em dia podemos encontrar estilos como tango rock e eletrotango, ou tango eletrônico, sendo alguns dos seus maiores expoentes os grupos "Otros Aires", "Bajo fondo" e "Gotan Project".


Compositores:
Alguns compositores tradicionais do tango:

Alfredo Le Pera, Ángel Villoldo, Aníbal Troilo,  Ástor Piazzolla,  Carlos di Sarli, Carlos Gardel, Edgardo Donato, Eduardo Arolas, Enrique Santos, Discépolo, Francisco Canaro, Gerardo Matos, Rodríguez Horacio, Salgán Hugo del Carril, Juan de Dios, Filiberto Julio Sosa, Mariano Mores, Osvaldo Fresedo, Osvaldo Pugliese, Juan D'Arienzo, Julio de Caro, Roberto Firpo, Douglas de Sousa Santos