terça-feira

Dança de Salão na Cura da Depressão


Pesquisas atuais demonstram que a maneira mais indicada  para cuidar da Depressão é associar o tratamento psiquiátrico medicamentoso, a psicoterapia e a atividade física.


Basicamente a medicação modifica a captação de serotonina  e outras substâncias pelo cerébro que diminuem os sintomas da doença. A psicoterapia está relacionada as mudanças  e a aprendizagem de comportamentos. A atividade física à longo prazo, auxilia na liberação de hormônios relacionados ao prazer e ao bem estar, entre eles, a endorfina, a serotonina, a dopamina, além da diminuição do cortisol.

Uma excelente indicação para pessoas com depressão pode ser a prática de dança de salão, não só pela atividade física associada, já que dançar é uma prática prazerosa para muitas pessoas, mas principalmente pela questão da sociabilidade, do contato físico, da coesão de grupo e dos reforçadores sociais que essa atividade pode proporcionar.

O psicólogo do esporte que atua em acadêmias, grupos esportivos e em instituições, frequentemente  se depara com pessoas que sofrem de depressão. Nesse caso seu papel  pode ser no auxílio da manutenção da adesão e aderência do exercício físico, bem como  no desenvolvimento da autoestima e autoimagem, contribuindo com a reabilitação  dessas pessoas atráves da atividade física.


Nenhum comentário: