quarta-feira

Novela Dance, Dance, Dance





Na TV - Dance, Dance, Dance

Reportagem no site da Band a respeito da novela "Dance, Dance, Dance", que estréia no próximo dia 01 de outubro de 2007:
Mistura de estilos marca coreografias de DANCE, DANCE, DANCE
Novela terá balé clássico, jazz, sapateado, hip-hop, lap dance, tango, mambo e salsa. E a mistura de tudo isso
Em DANCE DANCE DANCE, a fictícia Fundação Verônica Marques é freqüentada pelos melhores alunos de balé clássico, jazz e sapateado. Já num bairro pobre da cidade é o hip-hop que movimenta os jovens.
No entanto, as coreografias da novela vão mostrar que a dança não tem fronteiras nem obedece a limites. Quando Sofia (Juliana Baroni) passa a fazer parte desses dois mundos tão diferentes, há o encontro de estilos e o surgimento, quase que mágico, de algo novo.
Ao ritmo de sons inusitados como percussão com violinos ou batidas com clássicos, belos musicais surgirão na tela da Band. "As coreografias vão misturar estilos de dança. O balé clássico, o jazz e as danças latinas vão se unir ao hip-hop" afirma Roberta Cid, coreógrafa da novela que tem no currículo musicais no Brasil e no exterior.

Roberta, que há dez anos trabalha nas produções da Disney Latin America, ressalta que a beleza dos movimentos se unirá ao frescor do novo, num resultado surpreendente. "Além dos atores que têm se saído muito bem na execução das coreografias, selecionamos bailarinos excepcionais nas audições que realizamos em São Paulo. Somente o núcleo da escola de dança conta com 13 bailarinos, talentos que descobrimos entre os 350 avaliados", conta.

A dança também tem um papel importante na condução da trama. Logo no primeiro capítulo, Sofia (Juliana Baroni) e Rafael (Ricardo Martins) protagonizam uma audaciosa e sensual cena de tango. "É o primeiro encontro do casal, que em vez de usar palavras mostra a explosão de sua paixão por meio da dança. A cena é maravilhosa e os movimentos revelam tudo; o medo, a recusa, o desejo contido e a entrega ao amor. É como se contássemos a história através de cada passo", ressalta.

Reportagem da Folha Online sobre a novela Dance, Dance, Dance, que estréia no dia 01.10.2007 na Band:

O ESTADÃO
'Dance, Dance, Dance' é o novo formato de trama na televisão
Nova novela da Band estréia na segunda, com Juliana Barone e Ricardo Martins em romance regado à tango

Bruna Fioreti, do Jornal da Tarde

SÃO PAULO - Rosto colado, semblante de concentração, passos ensaiados. A dança voltou à moda com o sucesso de novelinhas como High School Musical. E a Band soube aproveitar a onda: lançou o fenômeno comercial Floribella, em 2005, e, a partir de segunda-feira, 1, exibe mais um folhetim do gênero no horário nobre. Dance, Dance, Dance escala a ex-Globo Juliana Barone e o estreante Ricardo Martins para viver um romance à base de tango, a partir das 20h15.

Segundo a direção da emissora do Morumbi, ninguém ali tem a pretensão de liderar no Ibope, tampouco está com medo de enfrentar o lançamento simultâneo de Duas Caras, na Globo. A novela musical entra na programação para conquistar o público com os elementos de sempre: conflito entre pobres e ricos, amores impossíveis e personagens que almejam fama fácil.

Como trunfo, a Band aposta no apelo da dança e do romance açucarado. "Ninguém está aqui para inventar a roda", admite o diretor do folhetim, Del Rangel. A "mocinha-cantora" está de volta. Como Juliana Silveira em Floribella, a atriz Juliana Barone canta na trilha de Dance e arrisca passos em praticamente todos os capítulos.

O protagonista, vivido por Ricardo Martins, também embala a trama. E outros membros do elenco cantam no CD, que será lançado em novembro. É um espetáculo por capítulo, para o qual Juliana, Ricardo e o núcleo dos dançarinos se preparam há tempos. "O resultado é muito bom, é qualidade de cinema", diz Rangel, reiterando o slogan da trama: "A novela com cara de filme". A razão disso é a gravação em HD (alta definição).

No quesito enredo, predomina o clichê. Sofia (Juliana Barone) é a mocinha romântica e lutadora que sai do interior e vai tentar a carreira de bailarina profissional na cidade grande. Hospedada numa animada pensão, ingressa na escola de artistas Fundação Verônica Marques e começa a treinar diariamente.

Antes disso, em uma fazenda no interior de São Paulo, conhece o rico Rafael (Ricardo Martins), por quem se apaixona. A família, encabeçada pelo pai Lúcio (Eduardo Galvão), se opõe ao romance com a menina pobre. No caminho dos pombinhos, está a pretendente Amanda (Dayene Mesquita), também bailarina.

A dança é o fio condutor da trama. Por isso, a protagonista precisava ter um quê de bailarina. Juliana Barone está na mira da Band há três anos, segundo a diretora de programação, Elisabetta Zenatti. Desde junho deste ano, a atriz treina três vezes por semana por cerca de quatro horas. Isso sem contar o trabalho diário de coreografia no estúdio. "O mais difícil é o balé", conta a intérprete de Sofia. "Ter sido paquita e me apresentado no palco tem me ajudado muito nesse trabalho."

Ao contrário dela, a maior parte dos dançarinos do folhetim precisou priorizar o treino de interpretação. Nem por isso pôde descuidar do preparo corporal. Ricardo Martins, por exemplo, faz dança contemporânea e de salão, aula de canto e vai começar a aprender violão. No reforço da atuação, conta com o apoio dos atores mais experientes com quem contracena, Eduardo Galvão e Juliana Barone. "Ela me ajuda o tempo todo, nossa química é ótima."

Com história de amor típica, dança em excesso e uma protagonista na faixa dos 20 anos, Dance, Dance, Dance tem potencial para atrair o público adolescente e jovem, como admite Elisabetta. Mas a novela, ela garante, "é para toda a família". E o medo da concorrência? Isso parece não abalar a Band. "Nossa novela e Duas Caras vão ser as duas primeiras feitas em alta definição. Então, é uma boa data de estréia."

TRILHA SONORA
Combinação de ritmos é diferencial de CDs produzidos por Rick Bonadio As aventuras de Sofia terão a companhia de uma belíssima trilha sonora. A missão de produzir os dois Cds que reúnem as músicas da novela foi dada ao experiente produtor musical Rick Bonadio. “Este projeto é um grande desafio porque compor para uma novela tão dinâmica e baseada em musicaisé
realmente difícil. É fundamental que todas as faixas acompanhem o ritmo e a emoção que a trama pede,” conta Bonadio, que nos últimos anos trabalhou com sucessos como CPM22, Ira!, Rouge e Charlie Brown Jr. A equipe de Bonadio mergulhou no roteiro da novela para identificar os personagens e situações.

 O tango, por exemplo, vai embalar grande parte das cenas românticas de Sofia; já o rap marca presença com as letras sobre vida, superação e realidade. Um grande diferencial é que as 24 faixas trarão uma combinação inusitada de vários ritmos, como tango com música eletrônica, dance e erudito, música clássica e hip-hop, mambo com rap e funk com axé. “A nossa heroína promove o cruzamento de universos diferentes, por isso as canções terão sempre a mistura de dois gêneros musicais”, afirma Elisabetta. A protagonista da novela, Juliana Baroni, gravou algumas faixas e impressionou a equipe pela sensibilidade a cada interpretação. “Ela consegue transmitir na voz alegria da mesma forma que coloca romantismo e tristeza onde é necessário,” conta. Além de Sofia, os personagens Christian, Lourival e Sheila também cantam. O primeiro CD de DANCE DANCE DANCE chega ao mercado em novembro. Trilha incidental tem tratamento de cinema Será como no cinema.DANCE DANCE DANCE terá uma trilha incidental que privilegia a unidade e o emprego preciso das músicas nas cenas. O diretor musical Rafael Righini “orquestrou eletronicamente” as canções da novela, criando uma trilha incidental que pontua os temas da narrativa. Righini exemplifica a combinação de elementos rítmicos de estilos diferentes em perfeita harmonia. “Podemos adaptar um tango para ser tocado no bar da novela, em um ensaio de balé ou no dia-a-dia de uma casa. Essa variação de arranjos cria uma possibilidade infinita de combinações de cenas e sons”, conta. Somada às coreografias e à fotografia especial para alta definição, a trilha incidental promete contar a história de DANCE DANCE DANCE de uma forma nova, com tratamento cinematográfico.
Para Righini, isso se torna ainda mais fácil porque a trama ocorre num ambiente musical. “Alguns atores gravaram as faixas da trilha da novela, assim, podemos brincar com apresentações “ao vivo”, no melhor estilo de novela musical”.


Novo folhetim da Band exibe "dança dos quase famosos"
Estréia no dia 1º de outubro, às 20h15, a nova novela da Band, "Dance dance dance". Enquanto o "Domingão do Faustão" consegue audiência com quadros como "Dança no Gelo", "Dança dos Famosos" e agora "Dancinha dos Famosos" (com atores mirins), a atração da Band apresenta alguns ex-globais e um montão de novatos. É ir na contra-mão das emissoras, já que a Record também aposta em atores consagrados.
"Dance" ambienta a trama numa academia de dança. Esta será a primeira novela do Brasil a ser exibida em alta-definição, adequando-se ao novo sistema de televisão digital que deve chegar em dezembro a São Paulo. "Duas Caras", da Globo, que estréia no mesmo dia, também é gravada em alta-definição, mas vai ao ar após a estréia da Band. Divulgação
Trama
Juliana Baroni, que já fez "Malhação", é a dançarina Sofia, protagonista da novela que deve atingir em cheio o público "teen". Seu par romântico é o ator novato Ricardo Martins, que interpreta um homem inteligente, rico e bonito, educado para o mundo empresarial.
Sofia vive no interior de São Paulo, onde foi criada pela avó de mesmo nome, que ensinou à menina aulas de balé no quintal de casa. Sofia quer tentar uma carreira como dançarina na Broadway e, assim, procurar pela mãe, que há muito tempo foi para o exterior.
Para concretizar o sonho, a jovem precisa ser aprovada no processo seletivo da mais importante escola de artes cênicas e dança da América Latina, a Fundação Verônica Marques, localizada em São Paulo. Para juntar o dinheiro necessário para a viagem, Sofia procura emprego numa fazenda da região.
E sem querer, ela encontra seu primeiro amor, o rico empresário Rafael, que acompanha o pai numa viagem de negócios. O rapaz também se encanta pela beleza e simplicidade da moça e juntos vivem uma breve história de amor, já que Vilma, amiga de Estéfano, dono da fazenda, também está interessada em Rafael e logo entra em cena para separar o casal.
Recomendação
Novelas costumam lançar moda no Brasil --lembremos do número de pessoas que procuraram academias para fazer dança do ventre quando da novela "O Clone".
Se emplacar, "Dance" incitará crianças e adolescentes a dedicar o tempo livre à trilha sonora da novela na voz de Juliana Baroni, sem falar nas prováveis imitações das coreografias de balé, jazz, sapateado e hip-hop exibidas na novela. Pais, preparem-se.

Nenhum comentário: