segunda-feira

Dia Nacional do Forró em Juiz de Fora








Sábado, dia 13 de dezembro, foi comemorado o Dia Nacional do Forró. E a Equipe do site Forró JF e do Trio Só Forró juntamente com os forrozeiros de Juiz de Fora preparam uma apresentação, que marcará a data na cidade. O evento, que vai contar com apresentação do Trio Só Forró e DJ Kalango, entre outros músicos que se dedicam à divulgação do autêntico forró pé-de-serra, será à partir das 11h de sábado, dia 13, no Calçadão da Rua Halfeld, em frente ao Cine-Theatro Central.

De acordo com os organizadores, a intenção é reunir a população da cidade para lembrar e comemorar a data, com a certeza de diversão garantida para todos os que estiverem presentes.

A data a ser comemorada marca o nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O Dia Nacional do Forró foi instituído, em 06 de setembro de 2005, pela Lei nº 11.176, sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de um projeto de autoria da Deputada Federal Luiza Erundina (PSB/SP).
O Rei do Baião

Luiz Gonzaga foi um dos principais divulgadores do forró pelo Brasil. Depois de deixar a pequena Exu, cidade localizada no meio do sertão pernambucano, mostrou ao país, com sua sanfona 120 baixos, como se dança o baião. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens e acabou se tornando um ícone da música brasileira.



Graças a ele, hoje, o forró é conhecido em todo o mundo. Mesmo após sua morte, em 1989, jovens brasileiros continuam a seguir o legado deixado pelo Rei do Baião, surgindo, então, o movimento do forró pé-de-serra, representado por bandas que resgatam as raízes do gênero.


A canção mais conhecida da carreira de Luiz Gonzaga é Asa Branca, que compôs em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira, no ano de 1947.
Uma curiosidade é que Juiz de Fora tem lugar nesta história. O Rei do Baião morou na cidade na década de 30, onde serviu ao Exército Brasileiro, aprendendo, aqui, com seu amigo Domingos Ambrósio, alguns segredos do acordeão.






http://www.forrojf.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Eii galera do Centro de Dança,eu sou Adriana cliente acidua do JEAN q faz par com GLAUCEA,ele vem quase toda semana aqui em kza pra arrumar o sinal da minha tv a cabo,ele m passou o site,pra eu assistir ele dando um SHOW no forró com GLAUCE,estão d parabéns,porém euzinha gostaria q vcs passassem esse comentário pra ele ler, pq ele não acreditou q euzinha assisti hehe pq? nao sei hauhauhua ... BEIJOS E VCS ESTÃO D PARABÉNS !!!